top of page
Design sem nome (1).png

Jornal do Povão

Fique Bem Informado
Estância Turística de Salesópolis

Salesópolis recebe ação especial do Projeto AVC


Iniciativa do Condemat, Hospital Luzia de Pinho Melo e Secretaria Municipal de Saúde leva informações e exames para  moradores e visitantes na tradicional Feira de Quinta-Feira do Mês

Salesópolis foi a terceira cidade da Região a receber a segunda etapa do Projeto AVC, uma iniciativa do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo para reduzir as estatísticas de Acidente Vascular Cerebral, doença que é uma das principais causas de morte na Região.

Na última quinta-feira, 7 de novembro, moradores e visitantes da tradicional Feira da Quinta-Feira do Mês, que faz parte do roteiro turístico de Salesópolis, foram orientados sobre os riscos, identificação dos sintomas e importância do socorro rápido pela equipe do médico Gustavo Bittencourt, coordenador dos Setores Críticos do Hospital Luzia.

O público ainda teve a oportunidade de aferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia com a equipe do Colégio Netes, assim como responder orientações sobre os riscos dos vícios, como o álcool. Tudo gratuitamente.

“A hipertensão e o diabetes estão entre os principais fatores de risco para o AVC, principalmente na população com mais de 60 anos. Controlar essas doenças é fundamental, assim também como evitar o alcoolismo e o tabagismo, e combater a obesidade e o sedentarismo”, ressaltou o médico responsável pelo Projeto AVC.

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, participou da iniciativa ao lado de vereadores e convocou a população a realizar os exames e conhecer mais sobre o AVC, doença que mata uma pessoa a cada 6 segundos e é uma das principais causas de incapacitação.

“É muito importante esse trabalho que o CONDEMAT e o Hospital Luzia de Pinho Melo estão trazendo para a nossa cidade. São orientações e cuidados que podem fazer a diferença na vida das pessoas e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse o prefeito.

O Projeto AVC envolve as seis cidades que têm o Hospital Luzia de Pinho Melo como referência no atendimento aos pacientes: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel.

A iniciativa é desenvolvida em duas frentes, sendo uma voltada para a capacitação dos profissionais que atuam nas redes municipais de saúde para estabelecer um protocolo de atendimento que possibilite o socorro do paciente dentro de quatro horas e meia (período que reduz os riscos de óbito e sequelas), e a outra para conscientização da população sobre o AVC.

Na capacitação dos profissionais, Guararema foi a última cidade a receber o treinamento na última terça-feira. Já na parte da população, o Projeto AVC já passou por Arujá, Mogi das Cruzes e agora Salesópolis. As outras três cidades serão percorridas ainda no mês de novembro.

bottom of page